sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Episodio 1 da Série: Desenvolvimento de Apostila Digital


Bom diaaa! Hoje vou começar aqui no uma série de publicações contando um pouco sobre como funciona (para mim) o processo criativo e desenvolvimento de uma apostila digital! Vou dar dicas para quem quer desenvolver seus projetos, relatar minhas etapas e também minhas dificuldades nesse processo.



Tudo começa com inspirações...


Vamos partir do meu principio. Para mim o processo criativo inicia em inspirações que tenho durante um dia ou um momento. A boneca Bom Bom foi inspirada em uma história real de uma criança que assisti no jornal, conto mais detalhes sobre isso na própria apostila. 

Muitas vezes também me inspiro em outras peças prontas de outras artesãs! Sim, isso mesmo! E podemos fazer isso? sim, podemos! Aliás, o que me realiza como artesã é justamente ver outras pessoas se inspirando nos meus trabalhos, seja para criar ou adaptar. Esse assunto é bem delicado, mas prometo fazer uma publicação apenas sobre isso, pois também tem o que "não podemos" quando se trata de desenvolver uma apostila de uma peça inspirada em outra!



Moldes...Vamos desenhar!



Chegamos na parte mais complicada que são os moldes.
Eu tenho facilidade em desenhar, isso contribui nesse processo.
Algum tempo atrás também fiz um curso de Modelista de roupas pelo SENAI e mesmo minhas apostilas não se tratando de roupas, isso me ajudou muito.

Eu utilizo nesse processo vários materiais e as vezes algumas formas prontas.

Nesse caso vou fazer o cone de um sorvetinho que vai acompanhar uma boneca da minha nova apostila que sai até fim de Março.





Quando o molde que estou desenhando possuem lados iguais, dobro ele ao meio alinhando os riscos e acerto ambos os lados com a tesoura. Isso pode ser feito com moldes de corpos, cabeças e objeto em geral. No caso do cone do meu sorvetinho essa "técnica" ajuda a acertar por igual os lados e o encaixe.

Molde pronto! Vamos testar!


Umas das partes mais importantes! Testar o molde para ver se vai ficar bom como estou imaginando. Ahhh... conseguir imaginar a peça que você quer pronta também é interessante, faz com que você queira chegar naquele resultado não importando quantas vezes você terá que refazer os moldes e a peça. Na minha apostila dos Mascotes Encantados eu refiz os moldes e a cabeça da girafa 5 vezes até chegar no resultado que eu queria!

Riscar


Caçar uma linha para bordar os detalhes


Bordar


Casear


Encher

Ufa! Ficou como que imaginava! Estou satisfeita!

Acabamentos 

Chegamos a parte que eu mais gosto, definir os acabamentos da peça! Ai entra diversos materiais que você pode utilizar...não se apegue somente ao Feltro...existe muitas possibilidades...

Eu queria um sorvetinho com cobertura...mas não podia ser qualquer cobertura...que queria ela bem parecida com uma cobertura. Colorida, transparente e com brilho... Como!??

Fui testar umas coisas:

  • Cola de silicone com tinta de tecido.  (Não deu certo)
  • Cola quente com tinta de tecido.   (Ficou horrível)
Até que depois de pensar e testar cheguei a esse resultado:




Depois de encher com a fibra eu colei com a cola quente dois Pom Pons para fazer as bolinhas do sorvete.


E por fim, e não ainda o fim pois quero incrementar um pouquinho mais...saiu meu sorvetinho com cobertura de morango! Ficou como eu queria! E vocês o que acharam???


Bom, espero que tenha conseguido passar p vocês algo sobre esse processo criativo, que é onde começa tudo (para mim). 

Depois temos várias etapas até tudo virar uma apostila, esse sorvetinho é um dos objetos que estarão na minha nova apostila... e eu vou contar como passo por todas essas etapas. 

Deixem suas dúvidas, comentários, sugestões...vou tirar um tempinho para responder todos!

Próxima postagem vamos falar um pouco sobre algo importantíssimo que são as fotos do passo a passo! 

Abraços

Sarah Francisco - Ateliê Più Bella





Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai o que achou?