quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Episodio 2 da Série: Desenvolvimento de Apostila Digital

Nível de Dificuldade, Passo a Passo fotografado.

Gente, a parte mais importante da sua apostila digital é o Passo a Passo fotografado, que esta diretamente ligado ao nível de dificuldade que você vai proporcionar para quem esta aprendendo com o seu material.

Fotos de boa qualidade, de vários ângulos, mostrando os detalhes que vão fazer a diferença na didática. 

Você tem que pensar que sua apostila será adquirida por pessoas que já estão inseridas no contexto ou não.
Exemplo: minhas apostilas são trabalhos direcionados a artesãos que já trabalham com feltro e possuem pelo menos os conhecimentos básicos dessa técnica.

Na minha opinião o básico (Feltro) é saber: 

1 - Riscar os moldes.
2 - Cortar.
3 - Unir partes.
4 - CASEAR.
5 - Encher.
6 - Fechar as peças.

Diante disso, todo e qualquer passo que for ensinar, tem que ser fotografado nos mínimos detalhes. Fotos com qualidade alinhado a descrição do passo a passo, vai facilitar muito para quem esta utilizando, quanto para você que esta ensinando. Isso minimiza tempo! Se seu material for bem detalhado sera muito raro alguém entrar em contato com muitas dúvidas! As dúvidas surgem sim, mas não com tanta frequência.

Algumas fotos do Passo a Passo da minha apostila Baby Meninos.


Fotos

Não entendo nada de fotografia, mas de uma coisa eu sei...a Iluminação é importantíssima. Vocês ja viram trabalhos lindos mas as fotos escuras? então... ja passei por isso e de tanto apanhar nessa questão eu fui em busca de saber como poderia melhorar. 

A luz do dia é a melhor e mais natural para fotos das peças prontas sem dúvida, mas para o passo a passo você também vai precisar de uma forcinha a mais. Para isso temos os Mini Estúdio Fotográfico que ajudam muito nessa função.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-914347518-mini-estudio-fotografico-portatil-com-iluminaco-led-box-_JM


Esses Mini estúdios possuem lampadas de LED internas que proporcionam uma luz melhor para as fotos. Encontra para comprar no mercado livre em torno de R$120,00, vale o investimento se você tiver condições, mas se não quiser investir agora você pode fazer um, como eu fiz o meu.


Meio desajeitado mas resolve muito. Usei uma caixa grande de Papelão, TNT branco, folha de papel vegetal ou manteiga, uma extensão de energia e duas lampadas de LED. 


Outros modelos:

http://vancriskarteira.blogspot.com/2011/07/como-montar-o-seu-mini-estudio.html

https://blog.elo7.com.br/negocio-criativo/mini-estudio-de-fotografia-faca-voce-mesmo.html


https://blog.elo7.com.br/negocio-criativo/mini-estudio-de-fotografia-faca-voce-mesmo.html


E a Câmera?

Eu uso meu celular! A câmera do meu celular me atende perfeitamente. Você pode usar uma semi profissional? Claro que sim! Pode usar o celular? Também! Quanto mais você conseguir agregar qualidade nas suas fotos, use! Mas se não puder ter os melhores materiais, faça o melhor com o que você tem disponível no momento!

Foto tirada sem o estúdio e sem edição.

Foto tirada sem o estúdio com edição.

Foto tirada com o estúdio e sem edição.

Foto tirada com o estúdio e  com edição.

Percebem a diferença? com estúdio e sem?

Falaremos mais adiante sobre a edição das fotos! Clarear, redimensionar, recortar, programas de edição mais fáceis de usar e assim por diante.

Na próxima postagem falarei sobre isso! Espero que tenham aproveitado algo desse conteúdo!

Qualquer dúvida, sugestão estou à disposição!

Bora fazer os estúdios! Beijos!

Sarah Francisco - Ateliê Più Bella





Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai o que achou?